Se tu pudesses escolher um "poder" qual seria; mudar o passado ou prever o futuro?

Daí meu filho do meio pergunta:
- Mãe, se tu pudesses escolher um "poder" qual seria; mudar o passado ou prever o futuro? 
Pergunta intrigante, não é mesmo? Porque ter poder é ter o direito de deliberar, de agir, de mandar e, dependendo do contexto, de exercer sua autoridade, sua soberania, e se apossar da influência ou da força. Acredito que seja quase que uma condição divina, meio "Deus".
Imagina, ter o poder de mudar o teu passado! Certamente isso acarretaria em mudar algumas escolhas, e consequentemente, alterar o teu presente. Talvez eu fosse veterinária, e certamente moraria em alguma fazenda distante, cuidando dos animais e vivendo junto à natureza. Certamente meus amigos não seriam os mesmos, talvez nem tivesse o privilégio de ter os meus três filhos, aliás, teria sim, sem dúvidas, mas talvez não fossem esses. 
Por outro lado, prever o futuro, não é um poder que me agrada. Tê-lo, tiraria todas as minhas emoções e surpresas, mesmo aquelas que não são tão boas. Os acontecimentos da minha vida perderiam o encanto, não colocaria foco em nenhum projeto, não desejaria ardentemente algo, não teria sonhos...É, prever o futuro é um poder que eu não desejaria.
Então escolho sim ter um poder: o de viver intensamente o meu presente, porque muitas vezes não consigo, porque geralmente estou remoendo algo do passado ou me "pré" ocupando com coisas que não sei se vão acontecer. 
Viver o presente é sim ter um grande poder nas mãos. Poder experimentar o cheiro agradável do café da manhã, sem se preocupar que está atrasada para o trabalho, poder apreciar o trajeto percebendo o florescer de mais uma árvore. Curtir cada momento do teu dia, a companhia de cada pessoa, ouvir atentamente, com carinho, a fala de cada um que cruza o teu caminho...e ao terminar o dia, estar com o coração repleto de gratidão por tudo que viveu, deixando esse dia no passado e acolhendo o próximo, o futuro, com boas expectativas, de que seja tão bom quanto hoje.

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem