O nível da prova revela o nível do teu propósito

O título da minha postagem de hoje, "O nível da prova revela o nível do teu propósito", eu li no perfil de uma amiga, em uma rede social. Essa frase me tocou muito. Apesar de ter um cunho bastante religioso, ela vem carregada de muitos significados para mim. Traz as respostas para o peso das minhas escolhas e tomada de decisões.
Ter um propósito é ter grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa. E tornar o meu pedaço do mundo um lugar melhor para viver é o meu propósito de vida! 
Mas a vida nos desafia todos os dias, e para isso ela promove os encontros. Na verdade o encontro com o outro é que me desafia.
Porque relacionar-se é entrega. Para entregar-se e acolher a entrega do outro, independente do tipo de relacionamento, é um ato de coragem e confiança. São nos relacionamentos que experimentamos o gosto doce dos afetos ou o amargo dos desafetos. São os relacionamentos que nos trazem as maiores provas, porque eles nos apresentam as pessoas como elas realmente são, em suas verdades, em suas intenções, em suas palavras e em suas ações. 
Quando nos relacionamos de verdade, entramos em um nível de entrega e confiança tão grandes que temos a sensação de que podemos nos "atirar" que alguém vai nos segurar. E é aí, exatamente aí, quem vem o tamanho da prova. 
A inteligência nos permite conhecer a verdade e a liberdade nos permite a opção de escolha. E a felicidade? A felicidade é a consequência de nossas escolhas. 
Agora basta questionar-se a si mesmo: as minhas escolhas estão de acordo com a minha finalidade, com o meu propósito?
É preciso “dar-se conta” o tempo todo. Qual o vício ou o mau que me vence, que me afasta do meu propósito? É preciso SER de verdade, trazer para a consciência o seu propósito e ser construtor, não expectador.
Mas não basta ser gente e existir para tornar o meu pedaço do mundo um lugar melhor para viver. É preciso assumir o que é meu, o que veio para mim, a partir ou não, das minhas escolhas. 
A vida te apresenta infinitas possibilidades. Mas não esqueça que quanto mais desafiador, maior o nível da profundidade. Aceitar o convite da vida, o chamado, a prova... é viver o seu o propósito, no meu caso, ser feliz. 


3 Comentários

  1. A pergunta que fissestes sobre o vício ou mau que me vence e me afasta do meu propósito é o que me move neste mundo. Estudar, observar, avaliar são atos de constantes mudanças e prestar atenção em nossas dificuldades e descobrir do que são feitas é uma excelente forma de crescimento humano! Obrigada por compartilhar teu pensamento

    ResponderExcluir
  2. Ah querida! Eu que agradeço pelo teu comentário! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem