Escuta Sensível


Essa semana, ouvi um termo que apesar de técnico, inclusive na educação, eu ainda não conhecia: a "escuta sensível". Em um mundo com tantos ruídos é difícil predispor-se a ouvir, porque ouvir significa compreender o outro a partir do olhar alheio, da lógica alheia. Significa abandonar a estabilidade do conhecido para enxergar a partir do prisma do outro. E para isso é necessário consciência sobre as suas próprias lógicas para abrir-se para novas. Segundo Freire, ouvir implica respeito e tolerância e é precondição para o diálogo.  
A escuta sensível se apoia na empatia. É saber sentir o universo afetivo, imaginário e cognitivo do outro para poder compreender de dentro suas atitudes, comportamentos e valores.
Nessa minha fase de ressignificar, escuta sensível, para mim, é ouvir o que não é dito, não com palavras. Escuta sensível é ouvir a distância, o silêncio, a pausa, as reticências.. É ouvir o movimento,  o passo, o olhar, o toque. É ouvir a energia do outro. E para isso é preciso estar atento e disponível, porque o ouvinte sensível não julga, não mede, não compara. Ele compreende sem absorver ou se identificar às opiniões dos outros. Enfim... Acho que é ouvir com o coração. "Ouvir com mais empatia ajuda a liberar emoções. Promove confiança, respeito, redução de tensões e com isso facilita a resolução de problemas — tanto pra quem fala, quanto pra quem ouve."

Que possamos ter mais pessoas com escuta sensível e com esse olhar de mundo no mundo!

4 Comentários

  1. Perfeito... Precisamos ouvir mais com o coração sem dúvidas

    ResponderExcluir
  2. Por mais escutas sensíveis e menos "na minha opinião..."

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Gregorioqua. jan. 10, 05:07:00 AM

    Neste mundo com muito barulho e pouco som inteligente!! Tem que aprender a ouvir mais do que apenas escutar!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem