Ressignificar



O verbo do momento é ressignificar. O mais bonito desse verbo é o poder que ele nos dá de atribuir um novo significado à uma experiência. Mas para ressignificar é preciso NÃO esquecer, pois ao ressignificar uma experiência, retiramos o afeto que ela tem sobre nossa vida: ela não nos afeta mais, não retira nossa melhor energia, não nos angustia mais, nem nos deixa com raiva ou com medo.
A finalidade é alterar o significado dado anteriormente, sem necessariamente "sair" ou "acabar", mas sim enxergar o “velho” com um “novo” olhar. 
Mas isso depende muito do filtro pelo qual enxergamos. Quando mudamos o filtro, mudamos o significado e, aí passamos a pensar e sentir de outro modo sobre os acontecimentos. Quando o significado muda, mudamos nossa maneira de agir, faz parte de uma habilidade que temos, mas que precisamos exercitar, de atribuir um novo olhar a algo que muito nos incomoda e passamos a encará-lo com leveza.
Acho que é uma maneira inteligente de mudar a vida para melhor, de encontrar novamente a motivação para levar algo adiante, seja pessoal, afetivo ou profissional. E, principalmente, para nos envolvermos de novo, despertando aquela energia que nos impulsiona.
Se esse texto fosse um status de rede social, seria: Ressignificando. Tenho feito isso o tempo todo. Traçando novas metas, novas formas de lidar e ainda de me permitir descobrir o que havia no passado, lá na minha essência, que despertava o que eu tinha de melhor para dar, e onde está aquilo que hoje pode me trazer de volta, com outro significado, porque a dinâmica do tempo muda as coisas e as pessoas.
Nunca me identifiquei tanto com uma palavra, tudo tem um novo significado para mim.  O lado mais bonito de cada situação, de cada pessoa, de cada palavra... Que possamos acender a capacidade que temos, e quase não percebemos, de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas, de perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido às nossas crenças e valores. Que bom enxergar com os olhos da alma e acreditar de todo o coração.



1 Comentários

  1. Exatamente!... Ressignificar é o que tenho aprendido na prática, nos últimos meses em minha vida pessoal. Mesmo que não tivesse me dado conta, não tivesse "nomeado".. Mas é isso! Há momentos que buscamos Ressignificar a vida, e há também momentos em que a vida é que busca Ressignificar a gente, de um jeito ou de outro, para crescermos. Linda reflexão, Jana! Parabéns! Bjo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem